Apresentação

Quem somos: 
A Sociedade Eduardo Moreira é um grupo informal criado em 2006 com o objectivo de estudar, debater e divulgar a história do Protestantismo em Portugal. À nossa sociedade demos o nome de “Eduardo Moreira”, figura incontornável do pioneirismo protestante português e cuja obra deixou importante testemunho do estabelecimento das primeiras confissões protestantes em Portugal e do respectivo impacto social. 

A Sociedade Eduardo Moreira é um grupo informal sem orgânica associativa. Os seus membros têm contribuído académica e profissionalmente para a promoção da história do Protestantismo, daí, por afinidades ao âmbito do seu estudo, encontram-se regularmente.

A associação à Sociedade Eduardo Moreira é feita por meio da afinidade. Deste modo, os membros sugerem ou convidam outros a integrar ou a colaborar com o grupo.  

Membros da Sociedade Eduardo Moreira e autores do Pioneiro Protestante:
António Costa Barata
David Valente
Luís Aguiar Santos
João Paulo Henriques
Rúben Baptista de Oliveira 
Timóteo Cavaco

O que fazemos:
A Sociedade Eduardo Moreira reune-se regularmente para debater temas, realiza e participa em conferências e edita artigos e o Pioneiro Protestante.

Pioneiro Protestante:
O Pioneiro Protestante é o órgão informativo da Sociedade Eduardo Moreira.  Embora tenha o formato de blog, pretendemos que este suporte evolua para um sítio informático que possa conter os principais conteúdos sobre a história do Protestantismo em Portugal e um arquivo bibliográfico e documental sobre o tema.

Assim, este blog é uma experiência em evolução. Numa primeira fase, os conteúdos serão colocados uma vez por mês, por categoria. Assim, haverá mensalmente novos conteúdos nas categorias “História”, “Personalidades”, “Agenda” e “Cultura”. A categoria “Documentos de apoio” servirá para depósito de artigos e materiais documentais de referência.

Os textos aqui colocados são propriedade intelectual dos autores, não devendo ser reproduzidos sem a autorização dos mesmos.

Contactos:
Comentários, sugestões, artigos, estórias, eventos, efemérides, fotos e todo o tipo de colaborações são bem-vindas através do e-mail pioneiro.protestante@gmail.com.

Anúncios

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: